Notícias

27/01/2016

Tenha as informações da cidade em suas mãos

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou na última sexta-feira (22) os dados cadastrais fiscais imobiliários da cidade de São Paulo na plataforma GeoSampa.

A plataforma GeoSampa é abastecida por 152 bancos de dados detalhados e georreferenciados sobre a cidade. Todos poderão ter acesso às informações sobre 12 mil equipamentos urbanos, incluindo 1.500 escolas, quase 400 unidades básicas de saúde, mais de 880 feiras livres e 1.600 equipamentos de cultura.

Também possibilita consultar o zoneamento, os mapas do plano diretor, a rede de transporte público, os mapas geotécnicos e importantes dados sobre a população, como densidade demográfica e vulnerabilidade social. A nova plataforma ainda traz mapas históricos, cartas antigas, como o mapeamento feito nos anos 30 (o Sara Brasil) e fotos aéreas de décadas passadas, como a realizada em 1954. O cidadão tem acesso a dados de diversas secretarias, conectados com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), coordenada pelo IBGE.

Tudo muito legal, muito transparente. Mas, você sabe como se usa essa importante ferramenta? Um dos tópicos do Curso sobre o Plano Diretor Estratégico do Instituto Casa da Cidade vai mostrar como usar o GeoSampa.

Fiquem atentos à nossa programação.