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11/06/2016

Mobilidade e segurança viária em debate

Festival de filmes e debate entre especialistas em urbanismo e mobilidade levantarão pontos a serem refletidos sobre os temas

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“O Sistema de Mobilidade é definido como o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, serviços, equipamentos, infraestruturas e instalações operacionais necessários à ampla mobilidade de pessoas e deslocamento de cargas pelo território municipal, visando garantir a qualidade dos serviços, a segurança e a proteção à saúde de todos os usuários, principalmente aqueles em condição de vulnerabilidade social, além de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.”

Este é o artigo 225 da Lei Municipal 16.050/2014, o Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade de São Paulo. É primeiro artigo do Capítulo V da Lei, que em sua primeira seção define os objetivos e diretrizes do sistema de mobilidade.

Pouco mais de dois anos depois da aprovação da Lei, São Paulo sediará um evento que visa a reflexão sobre mobilidade e segurança viária, o Mobifilm, que será realizado entre 12 e 14 de agosto. No dia 12, especialistas em urbanismo e mobilidade participarão de um debate sobre o tema. Nos dias 13 e 14 haverá um festival de filmes de oito categorias: Animações; Vídeo-cidadão; Escolares; Universitários; TVs; Independentes; Oficiais; e Publicidade.

Organizações Não-Governamentais (ONGs) ligadas à mobilidade e à violência no trânsito também marcarão presença no evento, que acontecerá no Centro Cultural São Paulo. Os participantes que preferirem ir de bicicleta terão assistência da oficina “Mão na Roda”.

MOBILIDADE NO PDE
Em 2014, quando o Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo Lei foi aprovado pela Câmara Municipal, a prefeitura produziu duas cartilhas sobre seu conteúdo. Uma com as “estratégias ilustradas” e outra com o “texto ilustrado” da Lei.

“Priorizar o transporte público, cicloviário e a circulação de pedestres; qualificar as condições de mobilidade e a integração entre os meios de transporte; desestimular o uso do transporte individual motorizado; reduzir o tempo de viagem da população; elaborar o plano municipal de mobilidade e de infraestrutura aeroviária; e estimular o compartilhamento de automóveis para reduzir o número de veículos em circulação” são as estratégias para a mobilidade urbana apresentadas na cartilha.