Notícias

13/05/2016

Fortaleza usará exemplo do desenvolvimento urbano de São Paulo

Moradia operação urbana consorciada Outorga onerosa Plano Diretor

O curso Plano Diretor e a Cidade, realizado pelo Instituto Casa da Cidade com apoio da Fundação Ford, contribui com a difusão do conteúdo do Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade de São Paulo e com a capacitação de agentes sociais preocupados com o desenvolvimento urbano da capital paulista e mesmo do estado e do país.

A outorga onerosa e as operações urbanas consorciadas são dois instrumentos que fazem parte do PDE, dentre outros que são destacados durante o curso do Instituto Casa da Cidade.

A aplicação destes dois instrumentos em São Paulo servirá de exemplo para um minicurso que acontecerá em Fortaleza. A prefeitura da capital cearense também regulamentará e implementará estes instrumentos.

fortaleza_evento2016_siteO minicurso em Fortaleza será realizado nos dias 16 e 17 de maio pelo Laboratório de Estudos em Habitação (LEHAB), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). O curso é parte da pesquisa “Financiamento do desenvolvimento urbano, planejamento, inclusão socioterritorial e justiça social nas cidades brasileirasque, conta com o apoio da Fundação Ford e do CNPq, em continuidade ao projeto “Estratégias e instrumentos de planejamento e regulação urbanística voltados a implementação do direito à moradia e à cidade no Brasil – avanços e bloqueios”.

Mais informações no site Observatório das Metrópoles.