Artigos

28/10/2015

EDUCAÇÃO: Reorganização ou fechamento?

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo iniciou em setembro um processo que chama de “Reorganização Escolar”. A justifica é que existem carteiras, cadeiras e salas vazias em muitas escolas.

Na prática, escolas serão fechadas, ou destinadas para atender outras demandas. Outras atenderão apenas um dos ciclos de ensino – fundamental (anos iniciais – 1º ao 5º; anos finais – 6º ao 9º) e médio.

A medida não agradou pais, estudantes e professores da rede estadual de ensino, que contradizem a Secretaria de Educação e afirmam que existem salas superlotadas(o ano letivo se inicia com até 60 alunos por sala).

Pais reclamam ainda da logística de ter que levar um filho em uma escola e outro em outra, além da distância entre a escola e a residência que pode ser maior do que a atual. A reclamação é compartilhada por estudantes do ensino médio, que ainda reclamam que o Governo de São Paulo não garante transporte escolar gratuito.

Além da superlotação das salas, os professores fazem uma série de reclamações. Aqueles que permanecerem na rede estadual de ensino terão que se deslocar entre várias escolas para completar a carga horária de trabalho, mas muitos serão demitidos.

E você, o que acha da medida tomada pelo Governo do Estado de São Paulo?

O Instituto Casa da Cidade realiza no dia 3 de novembro, a partir da 19h, um debate sobre o tema. Participe! É uma oportunidade para se informar, ampliar seu conhecimento sobre a educação no estado de São Paulo para poder se posicionar com mais clareza.

Reorganização ou fechamento
Debate sobre o jeito tucano de tratar a educação e alternativas democráticas
03/11/2015, a partir das 19h
Instituto Casa da Cidade
Rua Rodésia, 398, Vila Madalena
São Paulo – SP

Debatedores
Rafaella Gonçalves, estudante do Caetano de Campos
Selma Rocha, diretora da Fundação Perseu Abramo
Thiago Pacheco, professor da rede estadual
Vitória Lessa, Levante Popular da Juventude

Não é preciso fazer inscrição, nem confirmar presença.