Artigos

02/03/2012

Perdeu o debate com o Frei Betto? Assista aqui!

Frei Betto fez sua exposição dia 06 de março. Quem desejar assistir sua exposição, veja os indicadores abaixo.


1. Frei Betto: A participação da Igreja: as juventudes católicas. A Ação Popular. O determinismo histórico no movimento comunista. Anos 60: as comunidades eclesiais de base. O método Paulo Freire.


2. Frei Betto: O apoio à Marighella. A luta armada. O isolamento da guerrilha. A importância da Pastoral Operária. As quatro esferas da História do Brasil: de 60 até 70 a esfera da Pastoral; de 70 a 75 a esfera do Movimento Popular; a partir de 75 a terceira esfera, do movimento sindical; a quarta esfera, a fundação do PT. O surgimento da Anampos e da CUT.


3. Frei Betto: A vitória de Lula como acúmulo de forças. A esquerda hibernou nas comunidades eclesiais de base. Assim foi Chico Mendes. Havia uma visão leninista de assalto ao palácio de inverno. A importância dos governos latino americanos que apontam para o interesse das maiorias. O risco do neo-getulismo. A principal condição para dar continuidade à luta é o governo contribuir para organizar o povo brasileiro.


4. Frei Betto: Como estabelecer a articulação entre um governo democrático popular e os movimentos sociais. A desmobilização dos movimentos sociais. O trânsito dos militantes das pastorais para o sindical e partidário. As mudanças ideológicas das lideranças que assum cargos e funções. Como uma máquina de governo preserva e ao mesmo tempo estimula a autonomia dos movimentos sociais.


5. Frei Betto: O silêncio dos intelectuais. O exercício do poder. Os intelectuais na Igreja. As esperanças da juventude. A predominância do individualismo. O papel da mídia. A concentração de renda no Mundo.