Notícias

10/05/2016

Conjunto habitacional Alexios Jafet beneficiará mais de mil famílias

Moradias serão construídas por autogestão no Jaraguá, zona norte. Recebem investimentos da Prefeitura e do Governo Federal

Lançamento do Conjunto Habitacional Alexios Jafet. Foto Cesar Ogata / SECOM

Lançamento do Conjunto Habitacional Alexios Jafet. Foto Cesar Ogata / SECOM

Os movimentos de moradia da região do Jaraguá, zona norte da cidade de São Paulo, reuniram-se no sábado (7/5) para comemorar uma parceria com a Prefeitura e com o Governo Federal que possibilitará o início das obras do Conjunto habitacional Alexios Jafet, beneficiando mais de mil famílias. As moradias serão construídas por auto-gestão por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade entidades.

Na ocasião, o prefeito Fernando Haddad visitou o terreno de 45 mil metros quadrados, que abrigará cinco blocos de apartamentos. “Mudar a terra de propriedade e colocar na mão do movimento popular é o grande desafio, para ter onde construir as unidades habitacionais. É uma parceria: os prefeitos compram a terra, a Caixa traz os recursos. E vocês complementam com a luta e com o valor que vocês vão pagar, um valor pequeno, que cabe no bolso”, afirmou Haddad.

São Paulo 2016-05-07 Lançamento do Conjunto Habitacional Alexios Jafet Sr. FERNANDO HADDAD, Prefeito de São Paulo Sr. JOÃO SETTE WHITAKER, Secretário Municipal de Habitação. Foto Cesar Ogata / SECOM

Projeto é apresentado a Haddad. Foto Cesar Ogata / SECOM

No total, o empreendimento terá 1.104 apartamentos de 56 a 58 metros quadrados. “Foi feito um projeto excelente. Ele vai ficar muito bonito e mostra para o Brasil inteiro que é possível fazer um projeto de mais de 50 metros quadrados, dentro do orçamento, com elevador. A entidades são capazes de organizar-se para realizar este sonho”, disse o secretário municipal de Habitação, João Whitaker.

A Prefeitura investirá no conjunto habitacional cerca de R$ 22 milhões, enquanto o Governo Federal fará um aporte R$ 100 milhões. A construção será gerida pelas associações dos Trabalhadores Sem Teto da Zona Noroeste, Anjos da Paz da Vila Santista e de Habitação com Dignidade (AHD).

As entidades reivindicam a obra desde 2007. “É uma luta de quase uma década. Foram ocupações, passeatas e atos. Temos a área desde 2010 e a gente se juntava para carpir o terreno, tomando sol, dividindo o pouco que a gente tinha. Nunca deixamos de acreditar nesse sonho”, conta Vera Eunice da Silva, da Associação dos Trabalhadores sem Teto da Zona Oeste e Noroeste. A expectativa é que a construção seja iniciada no final de maio.

Habitação
Em três anos, cerca de 10 mil unidades habitacionais foram concluídas em toda a cidade com recursos do Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, além de 22 mil moradias que já estão com obras em andamento. Também há 15 mil unidades aprovadas e licenciadas que aguardam a liberação de recursos da Fase 3 do programa federal para início das obras.

Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação