Notícias

28/01/2016

Inscrições abertas para curso de formação de permacultores

Permacultura significa cultura permanente. Trata-se de uma ciência de design ecológico pautada por três princípios éticos: cuidar das pessoas, cuidar do planeta e partilhar os excedentes. A permacultura visa tornar os assentamentos humanos sustentáveis e socialmente justos, melhorando progressivamente as condições de suporte à vida, de forma a preservar e incrementar os recursos naturais para as próximas gerações.

Vem aí a terceira edição do PDC urbano que é promovido em parceria pelo coletivo PermaSampa e pelo Instituto Casa da Cidade. O PDC (Curso de Planejamento Permacultural/ Permacultural Design Course) é reconhecido internacionalmente e busca capacitar os participantes a planejar territórios com o mínimo impacto ambiental e social a partir da gestão sistêmica de recursos naturais energéticos, alimentícios e hídricos.

                            VEJA O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O PDC PermaSampa + Casa da Cidade vai além e introduz conceitos de permacultura urbana como redução dos impactos ambientais das cidades, resiliência e regeneração socioambiental no meio urbano, transição para a economia de baixo carbono, construção de políticas públicas e direito à cidade.

Serão três semanas de imersão ao longo de três meses, com aulas à noite e atividades durante todo o sábado. O programa inclui atividades práticas, visitas a campo e aplicação dos conceitos estudados no projeto de estudo de caso a ser definido.

Em 2015 foram realizadas duas edições do curso, cujo conteúdo vem se aprimorando a partir das experiências vividas por educadores e participantes. A primeira turma elaborou propostas de intervenções permaculturais para a própria Casa da Cidade e a seguinte realizou projetos no Espaço Cultural Jardim Damasceno, Vila Brasilândia. O intuito dos organizadores é aprofundar progressivamente as vivências práticas e as conexões entre o centro e as periferias.

Datas: módulo 1 – 12 a 18 de março / módulo 2 – 9 a 15 de abril /módulo 3 – 14 a 21 de maio
Horário: segunda a sexta das 19 às 22h15 e sábados das 8 às 12h e das 14 às 18h
Carga horária: 80 horas
Local: Casa da Cidade (Rua Rodésia, 398, Vila Madalena, São Paulo)
Educadores: Claudia Visoni, Felipe Pinheiro, Guilherme Castagna, Julio Avanzo, Lucas Ciola, Nilson Dias, Nádia Recioli, Peter Webb, Tomaz Lotufo. (veja os mini-currículos)
Educadores Convidados: Gilberto Machel, Giuliana Capello e Vinícius Pereira
Coordenação Pedagógica: Nádia Recioli
Vagas: 25 + 5 vagas sociais (destinadas a representantes de coletivos e líderes comunitários)
Investimento: R$ 1.000 em 3 parcelas
Para concorrer a uma vaga social: Envie para inscricoes@casadacidade.org.br um texto de até 30 linhas respondendo às perguntas: Quem sou eu e o que faço? Por que quero participar do curso? De que modo pretendo multiplicar os conhecimentos aprendidos?

Data limite para matrículas: 5/3 (As vagas serão preenchidas mediante o pagamento da 1ª parcela no valor de R$ 300 e envio do comprovante via email)

Mais informações e inscrições: inscricoes@casadacidade.org.br

Encontro gratuito de apresentação do curso: 29/2, às 19h, na Casa da Cidade

Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZxTs6OgAT2w