Notícias

20/11/2013

26/11 – Mapa da exclusão/inclusão social de São Paulo – III: dinâmicas sociais, métricas territoriais e desafios para a intersetorialidade

Mapa da exclusão/inclusão social de São Paulo – III: dinâmicas sociais, métricas territoriais e desafios para a intersetorialidade

Com:

– Aldaíza Sposati: assistente social, professora do Programa de Estudos Pós Graduados da PUCSP, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Seguridade e Assistência Social da PUCSP e coordenadora do CEDEST – Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais (INPE/PUCSP). Foi vereadora (1993-2002) e secretária das Administrações Regionais (Gestão Luiza Erundina) e da Assistência Social (Gestão Marta Suplicy). Atua como consultora junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.

– Frederico Ramos: arquiteto/urbanista, mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE e doutorando em Gestão Pública na FGV. Pesquisador do CEDEST Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais (INPE/PUCSP) e consultor da FGV na área de geoestatística. Atuou no Ministério das Cidades na coordenação da área de Indicadores Sociais e na Diagonal Urbana Empreendimentos como gerente de Geoprocessamento.

– Dirce Koga: assistente social, professora do Programa de Mestrado em Políticas Sociais da UNICSUL, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cidades e Territórios, pesquisadora do CEDEST – Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais (INPE/PUCSP) e consultora na Diagonal Urbana Empreendimentos. Atuou como assessora na Câmara Municipal de São Paulo, na Secretaria de Assistência Social de São Paulo e na Coordenadoria de Participação Popular da Prefeitura de Santo André – SP.

– Nabil Bonduki: vereador da cidade de São Paulo, é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado (1987) e doutorado (1995) em Estruturas Ambientais Urbanas pela mesma universidade e Livre-Docente em 2011. Atualmente é docente da FAU/USP. Foi Superintendente de Habitação Popular do município de São Paulo (1989-92), tendo coordenado o Programa de Habitação de Interesse Social do município e vereador do município de São Paulo (2001-4), quando coordenou a elaboração do substitutivo do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e os Planos Regionais das 31 subprefeitura do município. Prestou consultoria para inúmeros municípios na elaboração de planos diretores e de habitação, como Franca, Ipatinga, Taboão da Serra, Nova Iguaçu, São Paulo, Salvador, além do Distrito Federal. Atuou na coordenação da consultoria para a elaboração do Plano Nacional de Habitação. Foi Secretario de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2).

Dia 26/11 – as 19h00

Local: Associação Casa da Cidade
Rua Rodésia, 398 – Vila Madalena
(11) 3814-3372
casa@casadacidade.org.br