Artigos

24/09/2014

25/09 CICLO DE DEBATES “TERRITÓRIO E INTERVENÇÃO”

 
OBJETO E O ESPAÇO URBANO
O tema inicia com a referência de que, no mundo concreto, a realidade e a responsabilidade de nos mantermos vivos nos prende a uma rotina e lugar. Em contraposição subjetiva, o sonho e a liberdade do criar, reeditam este roteiro. Em sociedade, nosso direito vai até onde começa o do outro. E buscamos o direito à liberdade de expressão, de pensamentos e sentimentos. O que significa a arte de ocupar? Ou o que a ocupação artística norteia no empoderamento psicológico do viver a cidade, o coletivo? Onde o monumento conversa com a vida comum e com o cotidiano ao mesmo tempo em que com a arte de rua? Citando Noéli Ramme em Deslocamentos na arte | Deslocamentos estéticos no espaço público (Arte como experiência; participação do espectador; ética e política), relembro sobre a expressão de Mario Pedrosa “Arte é o exercício experimental da liberdade”, muitas vezes repetida por Helio e Lygia Clark.
Criamos aqui um contraponto com o caso Cine Belas Artes. Após palestra, debate com a platéia.
Palestrantes
Anna Lúcia Marcondes
Bacharel em Artes Plásticas pela FAAP e especialista em Comunicação Visual, Publicidade e Marketing pelo SENAC-SP. Ilustradora, designer, fotógrafa e pesquisadora.
Malu de Alencar: Bacharel em História/USP, Propaganda e MKT na ESP, produtora cultural e documentarista.
Sócrates Magno Torres : Educador Social. Graduando em Ciências Sociais na UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo; Cursou Gestão Pública na Fundação Escola de Administração da UFBA – Universidade Federal da Bahia; ‘’ Gestíon Estratégica del Desarrollo Económico Territorial’’ – CEPAL- Universidade de Morón – Argentina; Formação Cidadã na Escola de Governo na USP Maria Antônia, a qual é colaborador neste momento. Realiza formação de educadores e ministra aulas para internos da Fundação CASA. Utiliza o território como base de suas intervenções docentes.
 Vinicius Guerrero : Assessor de imprensa e jornalista para o mandato do Professor Eliseu Gabriel em sua campanha para deputado federal. Pós-graduando em Ciência Política na Fundação Escola de Sociologia e Política. Gestor do site vendimeucarro.net.br que versará sobre as relações cidade-cidadão.Foi líder estudantil na universidade, militante de Esquerda, ajudou na construção do Partido Socialismo e Liberdade (do qual não esta mais filiado) e na criação do Coletivo Arrua. Atuou na Comissão da Verdade da Fundação Escola de Sociologia e Política. E também compositor de música popular.