Notícias

22/04/2016

Prefeitura disponibiliza mapa histórico de 1930 no Geosampa

Acessando o portal, a cartografia do Sara Brasil poderá ser usada como mapa base da Cidade de São Paulo

 

Quem acessa o Geosampa agora pode contar com mais uma possibilidade de pesquisa: a de uso da cartografia do Sara Brasil como mapa base da Cidade de São Paulo.

SARA-geoSampaO novo recurso permite sobrepor informações atuais – como por exemplo linhas de ônibus, equipamentos urbanos e drenagem – àquelas existentes no mapeamento histórico.

O Sara Brasil é um levantamento pioneiro feito com uma técnica chamada aerofotogrametria, que consiste num mapeamento feito a partir de fotos áreas. O trabalho foi realizado entre 1928 e 1933 pela empresa italiana Societá Anônima de Rilevamenti Aerofotogrammetrici – SARA. O projeto fez com que São Paulo fosse a primeira cidade no mundo a produzir cartas detalhadas em escala 1:1.000, impressas também em 1:5.000.

Além do Sara Brasil, o Geosampa conta com mais três mapas-base disponíveis: político-administrativo (com a divisão por subprefeitura), de topografia (com a representação do relevo) e ortofoto (representação fotográfica). A plataforma possui também mais de 150 temas detalhados e georreferenciados para visualização e download.

O Geosampa é um portal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), feito por meio do Departamento de Informações (DEINFO), e desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM).

Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano