Notícias

01/04/2016

Pesquisa revela perfil de saúde do paulistano

Em sua terceira edição, estudo aponta aumento no número de obesos na cidade e mostra avanços na saúde da mulher, com número expressivo de moradoras que realizam exames preventivos.

A secretaria municipal da Saúde apresentou nessa quinta-feira (31) os resultados da pesquisa Inquérito de Saúde de Base Populacional no Município de São Paulo (ISA Capital-2015), que dá um panorama do perfil da saúde do paulistano. O estudo foi apresentado por técnicos e pesquisadores da USP, Unicamp e UNESP em evento na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Entre os avanços, a pesquisa revela percentual expressivo de mulheres que realizam exames de prevenção Papanicolau (84,8% das mulheres entre 25 e 64 anos) e Mamografia (72,9% entre as mulheres de 50 a 69 anos). “A cidade São Paulo conseguiu atingir o que é a meta de atendimento universal para o exame do colo de útero e para a mamografia entre as mulheres. Isso é muito positivo. Também é positiva a tendência da redução do tabagismo na cidade de São Paulo, um reflexo das leis de restrição do uso do cigarro em ambientes fechados”, explicou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Padilha. O tabagismo entre moradores da capital caiu de 18,9% em 2003 para 16,2% em 2015.

Papanicolaou

Também há desafios a serem enfrentados pelo poder público e pela população da capital, como o aumento de hipertensos. O problema saltou de 14% em 2003 para 20,4% em 2015. A região sudeste da cidade apresenta a maior taxa, com 23,5%, e a zona sul a menor, com 17,5%. Já os munícipes com diabetes passaram de 4,1% em 2003 para 6,7% no ano passado.

Esses fatores estão associados à obesidade, a taxas de colesterol elevadas e ao próprio envelhecimento da população. Quanto ao Índice de Massa Corpórea (IMC), em 2003 eram 38% dos entrevistados classificados com excesso de peso. Já em 2015, a porcentagem saltou para 49,7%.

“É muito importante mudarmos os hábitos alimentares já no período da escola, com uma merenda escolar de qualidade, que estimule a alimentação saudável. Temos uma parceria muito forte com a secretaria de Educação nesse sentido. A secretaria mudou o padrão da merenda na rede pública municipal. É muito importante que esse padrão também chegue às escolas particulares”, disse Padilha.

Para incentivar a alimentação saudável na infância, e combater a obesidade, a Prefeitura de São Paulo lançou no ano passado o Programa na “Mesma Mesa”, com intuito de promover hábitos alimentares saudáveis nas escolas municipais a partir de uma interação mais próxima entre alunos e professores no momento da refeição. O programa se soma a outras ações tomadas pela Prefeitura na melhoria da alimentação escolar, como o Plano de Ação para regulamentação da alimentação orgânica na rede municipal de ensino.

O combate à obesidade e a todos os problemas de saúde decorrentes dela também está relacionada a atividades físicas. O secretário destacou a importância de programas como o Rua Aberta, que aos domingos e feriados abre para pedestres e ciclistas ruas e avenidas como forma de promover mais qualidade de vida, e de orientações na rede pública de saúde para estimular que as pessoas façam exercício físico e adotem hábitos mais saudáveis.

Sobre o Estudo
O ISA-Capital foi realizado em 2003, 2008 e em 2015, e é financiado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Técnicos e pesquisadores da USP, UNICAMP e UNESP, além da FAPESP, CNPq e CAPES foram a campo coletar os dados.

Em sua terceira edição, o estudo foi feito no ano passado com mais de quatro mil entrevistados e avaliou os hábitos e comportamentos relacionados à saúde da população, tais como estilo de vida, perfil de morbidade, gastos com saúde, acesso e uso dos serviços, aspectos sobre as condições socioeconômicas do entrevistado, características da família e domicílio, utilização de medicamentos, saúde mental, doenças crônicas com ênfase em hipertensão e diabetes.

Veja o estudo completo.

Fonte: Prefeitura de São Paulo