Notícias

25/02/2016

Movimentos e entidades convocam Dia de Mobilização Nacional

Os movimentos/entidades que compõem as frentes “Brasil Popular”, “Povo Sem Medo”, “Fórum 21” e “Fórum dos economistas” divulgaram manifesto convocando mobilizações nacionais em defesa de interesses da classe trabalhadora.

A circular da Frente Brasil Popular, que acompanha a convocatória unificada das frentes lembra que a conjuntura está mais complexa e a direita continua na ofensiva, “sobretudo no judiciário, no parlamento, e também influenciando no Governo Federal”. Ressalta, também, que “há uma ofensiva, para tentar privatizar a Petrobras, as elétricas (em especial CELGO), as empresas estatais, além das propostas estapafúrdias da reforma da previdência, da lei antiterrorismo etc.”, que retiram avanços conquistados na Constituição de 1988, tanto em termos de soberania nacional como dos direitos dos trabalhadores e civis.

O principal ato foi convocado para o dia 31 de março, em Brasília, mas a mobilização é composta de diversas atividades, que se iniciam no dia 8 de março e se estendem até 1º de maio. “Devemos colocar energias, nas próximas semanas para realizarmos uma grande jornada nacional de lutas, que abarcará várias atividades já programadas por diversos setores, e que todos estaremos mobilizados”, diz a circular.

Segue relação de atividades que compõem a mobilização nacional em defesa de interesses da classe trabalhadora.

a) Dia 8 de Março: Mobilização do dia mundial das mulheres
b) De 15 a 17 de Março: mobilização nacional dos professores e educadores do ensino público, articulados pelos sindicatos estaduais e CNTE em todo pais. Com paralisação nacional nesses dias.
c) Dia 31 de Março: MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM BRASÍLIA e no maior número possível de cidades, conforme acordo com as demais frentes, em torno de nossa plataforma de lutas.
d) Dia 7 de Abril: Dia nacional de luta pela saúde, com os movimentos populares ocupando todas as secretarias municipais de saúde, em defesa do SUS e da PEC que restabelece 10% do orçamento para a saúde pública.
e) Na semana de 17 de abril: haverá muitas mobilizações no campo, em torno do dia internacional de luta camponesa e exigindo justiça, pelo massacre de Carajás ainda impune depois de 20 anos.
f) Dia 28 de Abril: Dia nacional da memória dos trabalhadores que morreram explorados no trabalho.
g) Dia 29 de Abril: Grande mobilização dos professores do Paraná, relembrando a jornada de lutas do ano passado e a repressão sofrida pelo Governo Richa.
h) De 28 a 30 de Abril: Tribunal internacional de julgamento dos crimes da VALE. Local a ser confirmado em Minas Gerais.
i) Dia 1 Maio: concentrações em todo pais pelo dia dos trabalhadores/as.

Leia convocatória na íntegra

TODOS/AS PARA O DIA NACIONAL DE
MOBILIZAÇÃO EM 31 DE MARÇO!

Convocamos o povo brasileiro a defender nossos direitos duramente conquistados em séculos de lutas, entre eles a Previdência Pública contra a proposta de uma Reforma que estabeleça idade mínima para aposentadoria e ataque direitos dos trabalhadores;

Convocamos o povo brasileiro a se somar na luta em defesa da soberania energética e das estatais ameaçadas pela privatização – como no caso da CELG – que piora e encarece os serviços. Neste mesmo sentido combateremos o PLS 555 (que impõe regras de mercado às estatais) e o PLS 131 (que revê o modelo de partilha do pré-sal);

Convocamos o povo brasileiro a lutar contra o PLC 30 da Terceirização e a defender o direito ao Emprego com trabalho digno, exigindo a mudança imediata da política econômica de juros altos e recessão aplicada pelo Governo. E a combater este Ajuste Fiscal que cobra, de quem não deve, os custos da crise do capitalismo. Que se cobre dos sonegadores os bilhões roubados dos cofres públicos e desviados de forma criminosa para paraísos fiscais! Que se taxe grandes fortunas, lucros e dividendos! Os ricos devem pagar a conta da crise. Não admitimos e continuaremos enfrentando, nas ruas, cortes nos investimentos sociais como educação, saúde, moradia e reforma agrária.

No caso da Educação enfrentamos não apenas os cortes de investimentos, mas também as sinistras políticas de privatização e militarização do ensino público. Os setores mais conservadores querem matar o pensamento crítico e fazer de nossas escolas um laboratório para o fascismo. Não passarão!

Vamos às ruas contra as intenções golpistas de quem quer impor um impeachment ilegítimo como atalho para chegar ao poder. Eduardo Cunha abriu o processo de impeachment de Dilma numa tentativa de chantagem a céu aberto. Tenta subordinar os destinos do país à salvação de seu mandato. Mesmo com as tentativas da mídia golpista de legitimar o Impeachment, não há nenhuma comprovação de crime por parte da Presidenta Dilma e o impeachment sem base jurídica, motivado pelas razões oportunistas e revanchistas de Cunha, é golpe.

Não aceitamos golpes à democracia, seja como atalho eleitoral, seja como ataques ao direito democrático de manifestação. Neste sentido, somos contra a vergonhosa Lei anti-terrorrismo, enviada ao Congresso pelo Governo Federal, que ameaça criminalizar as lutas populares.

A saída para o povo brasileiro é a ampliação de direitos, o aprofundamento da democracia com a democratização dos meios de comunicação e as reformas populares. Assim como a defesa das liberdades, enfrentando o machismo, a LGBTfobia e o racismo, que atualmente encontra sua maior expressão no genocídio da juventude negra. Conclamamos todos e todas que querem um Brasil justo e solidário, a saírem às ruas dia 31 de Março, numa Grande Marcha em Brasília e nas manifestações em várias cidades do país.

Ninguém fará pelo povo o que ao povo cabe fazer!

– CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
– NÃO AO AJUSTE FISCAL E AOS CORTES NOS INVESTIMENTOS SOCIAIS
– EM DEFESA DO EMPREGO E DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES
– FORA CUNHA!
– CONTRA O IMPEACHMENT

Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo