Notícias

19/05/2016

Empresas fazem o povo “pagar o pato”

Muita gente não entende muito bem o que são as offshore (contas bancárias e empresas abertas em paraísos fiscais) e para que elas são utilizadas.

Elas são criadas, geralmente, para que as empresas paguem menos impostos nos países onde são fabricados seus produtos. Pessoas físicas também criam estas empresas com esse mesmo intuito: pagar menos impostos.

O vídeo do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) mostra que, quanto mais dinheiro é sonegado e enviado para contas escondidas em paraísos fiscais, mais sobra para o cidadão comum, que paga seus impostos a duras penas, e para quem depende de serviços públicos e políticas públicas de promoção de direitos. Vale à pena ver e entender esse esquema ilegal em alguns aspectos e imoral em sua totalidade.

O vídeo divulga a campanha que luta para que as “empresas transnacionais paguem o justo” (www.paguenlojusto.org).

Também vale muito a pena ler o “Como empresas e milionários conseguem esconder tanto dinheiro em paraísos fiscais?”, publicado no site do Inesc junto ao vídeo, onde o Inesc postou um link para um banco de dados de documentos inéditos dos chamados Panama Papers.

Veja também o vídeo “Vamos falar sobre justiça social?”