Notícias

03/07/2016

Desenvolvimento Rural: Ferramenta permite contribuir com construção do Plano

inf_ambiental_960px

Durante o Curso Plano Diretor e a Cidade, promovido pelo Instituto Casa as Cidade com o apoio da Fundação Ford, os participantes puderam ver que o Plano Diretor define uma área da cidade como Zona Rural, com mecanismos efetivos para sua dinamização e proteção atrelados a fontes mínimas e permanentes de financiamento, além de promover a ampliação de zonas de proteção e preservação ambiental. O tema foi mais debatido nos cursos da edições do curso realizados nas regiões Sul 1 (Jardim Ângela) e Sul 2 (Parelheiros) devido à realidade destas regiões.

DESENVOLVIMENTO RURAL
MapaRural
O Plano Diretor Estratégico – PDE (Lei 16.050/2014) da cidade de São Paulo prevê a criação de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável.

Todos os interessados podem participar da construção deste Plano. É claro que reuniões presenciais são importantes, mas quem quer contribuir e não puder, ou não quiser participar de reuniões, pode fazer isso pela internet. O objetivo é construir um mapa interativo com informações sobre a localização e as características dos produtores agrícolas, das hortas urbanas e das atividades ligadas ao ecoturismo na cidade que ajudarão na construção do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável.

A ideia é que a zona rural deixe de ser vista como uma área reservada para expansão urbana e sejam incentivados usos e atividades econômicas que sejam capazes de conciliar proteção ambiental com geração de emprego e renda, melhoria da qualidade de vida e redução da vulnerabilidade e exclusão socioambiental dos moradores.

Conheça a estratégia do PDE para incorporar a agenda ambiental ao desenvolvimento da cidade.