Artigos

29/06/2016

Abertas as inscrições para formação de permacultores

pdc 4 -post-fbEstão abertas as inscrições para a quarta edição do Curso de Design em Permacultura, promovido pelo coletivo PermaSampa com o apoio do Instituto Casa da Cidade. O curso é reconhecido internacionalmente e busca capacitar os participantes a planejar territórios com o mínimo impacto ambiental e social a partir da gestão sistêmica de recursos naturais energéticos, alimentícios e hídricos.

O curso é dividido em três módulos de uma semana cada. O primeiro de 22 a 27 de agosto, o segundo de 17 a 23 de setembro e o terceiro de 15 a 21 de outubro, com aulas à noite e atividades no sábado, durante o dia inteiro.

Desde 2015 foram realizadas três edições do curso, cujo conteúdo vem se aprimorando a partir das experiências vividas por educadores e participantes. A primeira turma elaborou propostas de intervenções permaculturais para a própria Casa da Cidade e as seguintes realizaram projetos no Espaço Cultural Jardim Damasceno, Vila Brasilândia. O intuito dos organizadores é aprofundar progressivamente as vivências práticas e as conexões entre o centro e as periferias.

O programa inclui atividades práticas, visitas a campo e aplicação dos conceitos estudados no projeto de estudo de caso a ser definido. Introduz conceitos de permacultura urbana como redução dos impactos ambientais das cidades, resiliência e regeneração socioambiental no meio urbano, transição para a economia de baixo carbono, construção de políticas públicas e direito à cidade.

O que é Permacultura?
Permacultura significa cultura permanente. Trata-se de uma ciência de design ecológico pautada por três princípios éticos: cuidar das pessoas, cuidar do planeta e partilhar os excedentes. A permacultura visa tornar os assentamentos humanos sustentáveis e socialmente justos, melhorando progressivamente as condições de suporte à vida, de forma a preservar e incrementar os recursos naturais para as próximas gerações.

Curso de Design em Permacultura
Datas
: módulo 1 – 22 a 27 de agosto / módulo 2 – 17 a 23 de setembro /módulo 3 – 15 a 21 de outubro

Horário: segunda a sexta das 19 às 22h15 e sábados das 8 às 12h e das 14h às 18h

Carga horária: 80 horas

Local: Instituto Casa da Cidade (Rua Rodésia, 398, Vila Madalena, São Paulo)

Educadores: Claudia Visoni, Felipe Pinheiro, Gilberto Machel, Giuliana Capello, Guilherme Castagna, Julio Avanzo, Lucas Ciola, Nilson Dias, Nádia Recioli, Peter Webb, Tomaz Lotufo, Vinícius Pereira (veja mini currículos dos educadores)

Coordenação Pedagógica: Nádia Recioli

Vagas: 25 + 5 vagas sociais (destinadas a representantes de coletivos e líderes comunitários)

Investimento: R$ 1.000 à vista ou R$ 1.1150 em 3 parcelas

Encerramento das inscrições: 15/8 (As vagas serão preenchidas mediante o pagamento da 1ª parcela e envio do comprovante por e-mail)

Para concorrer a uma vaga social: a data limite de solicitação é 31/07. Escreva para inscricoes@casadacidade.org.br solicitando o formulário.

Informações e inscrições: inscricoes@casadacidade.org.br

Veja o vídeo

Evento no facebook